Efeitos Especiais – A Fábrica de Sonhos

Jurassic Park

Uma das coisas que sempre me fascinaram no cinema são os efeitos especiais, como transformar o impossível em possível nas telas e na imaginação dos espectadores. Os efeitos andam lado a lado com o cinema e, atualmente praticamente todos os filmes possuem algum tipo, sejam Efeitos Práticos (executados realmente, como explosões e malabarismos com a ajuda de cabos) ou Efeitos Digitais/Visuais (adicionados na pós-produção, como cenas inteiramente geradas por computador), sendo que ambos andam juntos.

As ferramentas utilizadas pelo cinema para criar a ilusão na tela são inúmeras, temos o Matte Painting (pintura de cenários ao fundo, que do contrário seriam impossíveis de se construir realmente), os animatrônicos (robôs), a maquiagem (nem preciso dizer né?), as próteses e esculturas (como partes de corpo e bonecos), o Motion Capture (captura de movimento dos atores reais para os personagens virtuais), entre muitos outros.

A seguir reuní alguns videos com Making of de filmes mostrando todo o trabalho por trás da criação das cenas incríveis que vemos na telona.

Tron: O Legado, uma obra prima dos efeitos gerados por computador, criando um mundo completamente novo, somado com a trilha sonora do Daft Punk.

Making of da captura de movimento para o filme Planeta dos Macacos: A Origem, com o mestre do MoCap Andy Serkis mostrando que se a hora de criar uma categoria para atores virtuais no oscar existe, é agora.

Como foi criado o efeito Bullet Time em Matrix

Jurassic Park, podemos ver aqui como foram utilizados os animatrônicos para dar vida aos dinossauros

Loading...