Jogatina Café 2 – Taikodom Living Universe

Mais um Jogatina Café, sua dose semanal de análise gamer, neste episódio, trago para vocês o Taikodom: Living Universe, um MMOG de ação espacial nos moldes de EVE Online. O grande diferencial de Taikodom reside em seu rico universo ficcional, e no fato de ser um game 100% brasileiro, desenvolvido pela Hoplon Infotainment, com sede em Florianópolis-SC, o game está em desenvolvimento a bastante tempo, iniciando o beta em 2004 e tendo sua primeira versão comercial sido lançada em 2008, conhecida como versão “gold”. Living Universe pode ser considerada uma sequência, sendo lançada em 2011, com a intenção de construir uma narrativa dinâmica, que se altera de acordo com as ações do jogador.

Taikodom: Living Universe pode ser jogado gratuitamente, tendo o jogador a opção de comprar “cash” (hoplons) para gastar em itens especiais na loja virtual.

Explore o Infinito

taikodom

No game você é um ressurrecto, um humano recém despertado de um estado de hibernação, necessário para a migração da vida terrena para a espacial, desde que um evento conhecido como restrição, criou uma barreira invisível sobre o planeta, impedindo que qualquer coisa retorna-se à atmosfera. Assim, impossibilitados de voltar para a casa, têm início a colonização do espaço. Em Living Universe, a história se foca no conflito entre o Consortium, conglomerado de corporações visando a organização da vida extra-terrena, e os Renegados, pioneiros da colonização que prezam pela independência e liberdade.

O jogador têm a opção de decidir por qual lado irá lutar, escolhendo então sua carreira (classe) dentre as três disponíveis, assalto, vanguarda e supressor, cada qual com suas vantagens e desvantagens, bem como habilidades exclusivas que fazem a diferença no combate. Além disso, o jogador também pode criar sua própria corporação, o equivalente a uma guilda em um RPG, o que adiciona um fator de imersão maior, uma vez que os jogadores se sentem capazes de alterar os rumos da história e construir uma reputação como mocinhos ou bandidos, criando rivalidades e discussões nos fóruns do game.

Desde sua versão gold, Taikodom perdeu muitas features que os jogadores amavam, mas ganhou outras igualmente interessantes, apesar de este assunto ainda ser controverso entre a comunidade, é visível a intenção da Hoplon em evoluir o game e adequá-lo à seu tempo. Mesmo assim, Taikodom vale ser experimentado, tanto para conhecer o potencial do mercado nacional, quanto para se aventurar em um gênero de MMO diferente do habitual RPG.

Prós
– Universo ficcional rico;
– Boa jogabilidade;
– Gráficos e estilo visual competentes para um MMO;
– Não exige uma máquina poderosa;
– Comunidade participativa.

Contras
– Missões repetitivas;
– Sensação de solidão;
– Poucos jogadores online, ao menos no início.

Sumário
Jogatina Café 2 - Taikodom Living Universe
Título
Jogatina Café 2 - Taikodom Living Universe
Descrição

Vídeo análise do MMO brasileiro de combate espacial Taikodom: Living Univers.

  • AnaNeko

    Nossa os gráficos estão muito bons *o*

    Ficção cientifica não faz muito meu gênero mas nossa que foda xD

  • leandro

    Voltei a jogar hoje de madruga, senti meio estranho como todo inicio de jogo, joguei taikodom por 2 ou 3 meses no seu lançamento em 2008 e depois em um periodo maior em 2010 ja no fim da outra versão antes desse livin, vejo uma grande mudança no game por nao ter jogado muito ate entao nao sei classificalo , nao sei se vo acostumar com a retirada das classes entre outras coisas, espero que o Taikodom sempre evolua pra melhor mas sinto falta do 2008 quando me fascinei, achei um pouco tediante espero relembrar os bons tempos do game "gold"…..

    • Jhonny Rosa

      Também joguei o gold na época do lançamento, era legal o engajamento da galera, com a IR vs Deathlaw e outras corporações crescendo e escolhendo um lado, era algo de certa forma espontâneo. Foi esse tipo de conflito que senti que a Hoplon tentou trazer para o Living Universe com Consortium vs Renegados, como uma feature do game. A galera sente falta de muitas features do 2008, mineração com os mercadores e muitas outras, mas é inegável que o Living Universe possui suas qualidades, resta então a questão de que se o game está de certa forma tediante hoje, pode ser tanto culpa das mudanças drásticas que afastaram os saudosistas, e da própria comunidade que já não se envolve tanto quanto antes.

Loading...