Divulga Gamers – Ajudando seu canal do Youtube

Divulga Gamers

Se você, gamer, não esteve preso em uma caverna nos últimos meses, e costuma acompanhar as novidades, principalmente, os vídeos sobre o assunto, deve ter percebido o crescimento desenfreado dos canais relacionados a games no Youtube.

Impulsionados pelo sucesso de certas personalidades como Guilherme Gamer, Monark, Leon, VenomExtreme e BRKsEDU, além da possibilidade de ter ganhos financeiros com isso, através do Machinima, muitos jogadores resolveram começar seu próprio canal com gameplays comentados, vídeos de minecraft  ou jogos antigos. Não vou entrar aqui na discussão acerca da qualidade e intenções questionáveis de certos canais, e se esse “boom” foi bom ou não.

A questão é que agora, quem faz vídeos de games está encontrando mais dificuldade para conseguir público e inscritos, em meio a grande concorrência. Como divulgar o canal e atrair o espectador? surgiu então o Together To The Top Brasil (vulgo TTTTBrasil), com a proposta de auxiliar os novos canais neste quesito, não só canais de games, mas de qualquer conteúdo interessante. Depois de algum tempo, o TTTT entrou em um hiato indeterminado, e essa galera ficou carente novamente. No entanto, à algumas semanas teve início o projeto Divulga Gamers, com uma proposta parecida, e métodos um pouco diferentes, focado apenas nos canais de games.

O último episódio do Jogatina Café foi veiculado no Divulga Gamers, assista:

Entrevista

Conversamos com o responsável pelo projeto, Livam Ândrei, para esclarecer algumas questões:

– Se apresente para a galera, seu nome, idade, onde vive atualmente…

Olá Gamers, sou fundador do projeto Divulga Gamers, me chamo Livam Ândrei, tenho 21 anos e resido atualmente na cidade de Camaçari, Bahia.

– Qual a ideia por trás do Divulga Gamers, e como surgiu?

Para os que ainda não conhecem o Divulga Gamers, é um projeto com o intuito de ajudar os pequenos e médios canais de games do youtube a crescerem. Nossa função, além de divulgar, é dar suporte aos canais inscritos no projeto, dando dicas de edição, programas à serem usados, bem como dicas de como produzir um bom vídeo para os espectadores.

A ideia do mesmo surgiu da necessidade das pessoas divulgarem seus trabalhos, e de conseguirem uma melhor visualização dos mesmos. Sei que no início de um canal é tudo muito difícil, e muitos, por falta de instrução, ficam pedindo ajuda a canais “grandes” no Youtube, e chegam até a insistir na ação, o que acaba causando desprezo destes grandes youtubers, que acabam negando a ação de re-twittar seu vídeo ou de avaliá-lo. Então nasceu o Divulga Gamers, onde estas pessoas vão ter toda uma atenção e auxilio no seu canal, sem precisar importunar outros Youtubers.

– Como é o processo de seleção? têm recebido muitos vídeos?

O processo de seleção é bem simples e fácil de ser entendido, estando ciente de todos os critérios que pedimos para o envio do vídeo, o resto é bem simples: os vídeos passam por uma avaliação levando em conta a qualidade do áudio e vídeo, e os que receberem a nota 6/10 ou superior entram no Top Semanal, onde recebem toda uma divulgação, geralmente o Top é feito com 5 ou 10 vídeos selecionados entre os melhores. Mas estou trabalhando em outras ideias também para incluir mais canais e vídeos.

Para um projeto recentemente criado estou recebendo muitos vídeos, cerca de 60 ou mais por semana.

– O Youtube sofreu um “boom” de canais sobre jogos no último ano, o que você acha que causou isso? foi bom para a “comunidade” gamer brasileira?

Em minha opinião, esse “boom” não e algo do tipo “modinha” ou coisa parecida, é algo que veio para ficar no Brasil. Cresceu muito de 2010 para 2012 o número de canais brasileiros, principalmente no ano de 2011. E para mim, além de ter sido algo que a galera curtiu bastante, é devido também ao recrutamento da empresa Machinima, que até outro dia estava mais fácil de ser conseguido através do ex-recrutador BrKsEdu. Essa ideia de poder obter lucros financeiros fazendo o que você gosta, que no nosso caso é jogar vídeo game, atraiu bastante à garotada e até mesmo o pessoal mais velho.

E sem dúvidas isso foi algo magnífico para a comunidade gamer brasileira, nós temos condições de apresentar algo bom relacionado aos games, tanto quanto qualquer outro País.

Com o crescimento de canais do youtube sobre games as empresas ficaram de olho, e ao verem que temos potencial, e que somos grandes consumidores dos produtos, desde jogos a consoles e periféricos, elas têm investido mais no Brasil, como podemos perceber alguns jogos já vêm com tradução para português-BR, o que é bem legal!

– Para finalizar, que dicas você daria para os novatos no mundo dos vídeos de games?

Minha dica é: persevere no que você almeja para si. É de games que você gosta? de mostrar para o mundo o seu talento naquele determinado jogo que você curte? Faça sim, faça de coração e tudo sairá bem feito!

Não pense em dinheiro, status ou fama, pois as pessoas vão perceber isso nos seus vídeos, e você será taxado como “Mercenário”. Não importune os youtubers com grande numero de inscritos, não tem como eles darem atenção a todos, e você vai acabar perdendo a moral e sair como alguém chato! Que só pede para ser divulgado. Não os importune! Importune a nós do Divulga Gamers.

Lembre-se: A melhor forma de ser ajudado, é começar ajudando!

Para mais informações, e descobrir como você pode participar, acesse o Canal do Divulga Gamers no Youtube, ou visite o site oficial.

Loading...