Compositores do Cinema – John Williams

John Williams

John Towner Williams é um dos compositores de carreira mais longa e premiada do cinema, com cerca de 41 nomeações ao Oscar (com 5 vitórias) e dezenas de outros prêmios como Grammy, Globo de Ouro e BAFTA. Por que ele é tão importante? suas composições ajudaram a moldar o que conhecemos como trilhas sonoras, foi responsável pelas icônicas músicas de Star Wars, Superman, Jurassic Park, Indiana Jones e muitos outros clássicos do cinema.

Nascido em Long Island – Nova York, em 1932, seu pai tocava jazz para a rádio CBS e no Quinteto Raymond Scott, assim sua influência musical começou desde cedo. Pianista, começou a experimentar com diferentes arranjos e sons, mais tarde estudando orquestração, quando fora convocado pela Força Aérea. No serviço militar, regeu e compôs para a banda da Força Aérea durante os três anos seguintes.

John Williams

De volta aos EUA, continuou a estudar piano, quando então foi para Los Angeles trabalhar nos estúdios de cinema, por volta de 1958. Sua versatilidade em compor jazz, piano e sinfonias chamou a atenção, recebendo sua primeira indicação ao Oscar em 1967. Mas foi nos anos 70 que John Williams conheceria o diretor que se tornaria seu maior parceiro, Steven Spielberg o convidara para compor para seu primeiro filme, “Louca Escapada”, um ano depois trabalhariam juntos novamente em “Tubarão”, cuja trilha se tornou ícone para tubarões e perigo, e lhe rendeu seu segundo Oscar.

Veja outros posts desta série:
Compositores do Cinema – Danny Elfman
Compositores do Cinema – Ennio Morricone
Compositores do Cinema – Hans Zimmer
Compositores do Cinema – Clint Mansell

Em 1977, por indicação de Spielberg, trabalhou com George Lucas em seu épico espacial “Star Wars”, e nos filmes seguintes da série, sendo responsável pela “Marcha Imperial” e muitas outras músicas marcantes. Entre tantos trabalhos, podemos destacar “Os Caçadores da Arca Perdida”, “Superman – O Filme”, “ET – O Extraterrestre”, “Jurassic Park”, “Minority Report”, “Memórias de Uma Geisha”, os três primeiros “Harry Potter” e “A Lista de Schindler”.

Principais Trabalhos

Star Wars Star Wars
[audiotube id=”EjMNNpIksaI” size=”large”]

 

indiana jones Indiana Jones
[audiotube id=”-bTpp8PQSog” size=”large”]

 

jurassic-parkJurassic Park
[audiotube id=”D8zlUUrFK-M” size=”large”]

 

superman Superman
[audiotube id=”5Mba8oZnI00″ size=”large”]

 

jaws Tubarão
[audiotube id=”swMzRlFvKMc” size=”large”]

 

et ET – O Extraterrestre
[audiotube id=”O15x-B8PgeE” size=”large”]

 

Harry Potter Harry Potter
[audiotube id=”zCNHVMIYqiA” size=”large”]

 

Fontes: IMDB, Site Oficial, Wikipédia

  • Adriano Defendi

    O cara é mestre

  • helpful blog, bookmarked the website with hopes to read more, this is the way a blog should be! thanks!http://www.aulasdireito.com

Loading...